Prazo para trocar notas de escudo acaba sexta-feira

Enviado por: MJose em 27/12/2017

0

0

276

Prazo para trocar notas de escudo acaba sexta-feira

Se optar por trocar as notas, saiba que o câmbio se mantém o que estava definido durante o período de transação das duas moedas

Portugueses guardam 46,6 milhões de euros em notas em fim de vida.

Se tem notas de mil, dois mil, cinco mil ou dez mil escudos guardadas, saiba que ainda vai a tempo para as entregar e receber dinheiro em euros pelos escudos que entregar. O prazo para a troca de cinco chapas de notas de escudos expira na próxima sexta-feira.

Em causa estão 2,7 milhões de notas de mil escudos – chapa 12 com a efígie de Teófilo Braga –, 500 mil notas de dois mil escudos – chapa 1 com a efígie de Bartolomeu Dias –, 700 mil notas de cinco mil escudos - chapas 2/2A com a efígie de Antero de Quental – e 200 mil notas de dez mil escudos -chapa 1 com a efígie de Egas Moniz, cuja validade termina a 29 de dezembro.

No total, no final de novembro, os portugueses ainda guardavam 4,2 milhões destas quatro notas, num montante que totaliza os 46,6 milhões de euros.

Segundo o Banco de Portugal, as notas podem ser trocadas nas tesourarias da instituição, podendo também ser enviadas por correio registado, com valor declarado, para as instalações do Banco de Portugal.

Se optar por trocar as notas, saiba que o câmbio se mantém o que estava definido durante o período de transação das duas moedas: um euro equivale a 200,482 escudos, ou seja, quem tem cinco mil escudos, pode ficar a ganhar 24,93 euros.

A partir do dia 1 de janeiro ficam assim a faltar seis chapas de notas de escudos que podem vir a ser trocadas, progressivamente, até 1 de março de 2022. Destas, há 15,3 milhões que ainda estão nas mãos dos portugueses, que valem 107,1 milhões de euros.

≡≡≡≡≡⊕Ο•Ω•Ο⊕≡≡≡≡≡


ARTIGOS QUE POSSAM TER INTERESSE:
loading...
  X Fechar  

Comentar no Facebook ()

Por favor Entre ou Registe-se para comentar