Mexia com salário ao nível de Gaitán

Enviado por: MJose em 18/03/2016

0

0

325

Mexia com salário ao nível de Gaitán

António Mexia, presidente da EDP, é dos gestores mais bem pagos do principal índice da Bolsa nacional, o PSI 20

Presidente da EDP vai receber 6800 euros por dia.

António Mexia, presidente da EDP, vai ver o salário subir para os 2,5 milhões de euros este ano por proposta dos acionistas. O aumento de mais 600 mil euros face ao ano passado é justificado pela comissão de vencimentos com a necessidade de "alinhar a atual política [de remuneração] com as praticadas no mercado".

Feitas as contas, o líder da elétrica vai ganhar mais de 6800 euros por dia este ano. O valor do vencimento diário cobre 13 salários mínimos mensais. A remuneração estava até agora limitada a 1,9 milhões por ano. O salário de 2015 de Mexia foi, contudo, de 2,17 milhões em virtude de bónus de desempenho relativos a anos anteriores.

A remuneração fixa sobe assim de 600 mil para os 800 mil euros. Se forem cumpridos todos os objetivos, o vencimento chega aos 2,58 milhões. A proposta, que ainda vai a votos, tem validade tanto para este ano como para 2017.

No documento assinado por Yang Ya, presidente da comissão de vencimentos da EDP, nomeado pela China Three Gorges, maior acionista da empresa, é frisado que o aumento visa "um maior alinhamento com o interesse dos acionistas" e que a atual remuneração fixa auferida pelo líder da EDP estava "abaixo da média do universo analisado".

A EDP está presente em 14 países e registou lucros no ano passado de 913 milhões de euros, impulsionada pela área das renováveis e pela operação no Brasil. Mesmo assim, a quebra foi de 12% face a 2014.

≡≡≡≡≡⊕Ο•Ω•Ο⊕≡≡≡≡≡


ARTIGOS QUE POSSAM TER INTERESSE:
loading...
  X Fechar  

Comentar no Facebook ()

Por favor Entre ou Registe-se para comentar